Veja porque é importante fortalecer o pé

Para evitar futuras lesões e fraturas, é necessário fortalecer o pé, pois é ele que nos fornece estabilidade e equilíbrio. Fortalecer o pé é a prioridade de todos os esportistas, mas  principalmente, dos corredores, pois esse membro é a base que sustenta o corpo durante a corrida. Ele é responsável por dissipar a energia por meio do amortecimento. Além disso, o pé tem a função de adaptar o corpo a diferentes tipos de terrenos, e por conta dessas muitas funções atribuída a ele, as atividades utilizadas para fortalecer o pé são de suma importância. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você com isso:

 

Andar descalço

Andar descalço em diferente terrenos, pode ajudar a fortalecer o pé, pois aumenta a demanda de músculos que geralmente não são tão exigidos por conta que seu tênis acaba “poupando” demais os pés, que acabam ficando fracos.

 

Abra e feche os dedos 

Para esse exercício ajudar a fortalecer o pé, basta afastar os dedos dos pés lateralmente várias vezes. Uma boa ideia é realizar o movimento vestindo meias, o que vai gerar um pouco de resistência.

Use uma toalha

Uma outra atividade simples para fortalecer o pé é tentar enrolar uma toalha puxando-a com a ponta dos dedos. Isso fortalece a planta dos pés, prevenindo a fasciíte plantar. Esse exercício é importante, pois o fortalecimento da região reduz a possibilidade de uma torção de tornozelo.

 

Use uma bolinha 

Esse exercício para fortalecer o pé, pode ser feito ou com uma bola de plástico ou com uma bola de tênis. Basta colocar uma bolinha sob o pé e movimento-o para a frente e para trás, fazendo uma massagem em toda a superfície da planta. 

 

Após fortalecer o pé, ele poderá cumprir com mais eficiência sua função de amortecimento, e impedir que o impacto das passadas chegue com muita intensidade a outras regiões do corpo, como joelhos, quadril e coluna, diminuindo o risco de problemas nessas áreas.

 

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