Torção no pé: Causa, sintomas e tratamentos

Para muitas pessoas uma torção no pé pode parecer  apenas uma inflamação ou, no máximo uma dor incômoda que atrapalha durante os treinos, porém esses sintomas leves representam apenas uma lesão ou torção comum, e vale lembrar que uma torção no pé, envolve outras áreas como tornozelo e os músculos do pé.

Existem vários tipos de torção no pé como entorses, distensões, luxações, fratura e outros mais, que são conhecidos como “lesões traumáticas ortopédicas” e todos atacam diretamente as articulações e nervos, impedindo o funcionamento de funções motoras e fisiológicas do corpo, sendo assim, o recomendado em caso de uma torção no pé, é ir ao uma clínica especializada ou se não for possível, aguardar com gelo no lugar da lesão.

Dúvidas frequentes sobre torção no pé:

 

Como evitar uma torção? Existe algum exercício para fortalecer esse músculo?

É muito difícil trabalhar exclusivamente esses músculos para evitar uma torção no pé, o melhor é evitar o esforço exaustivo e fazer alongamentos antes e depois do treino.

 

É comum ter uma torção no pé?

Sim! Uma torção no pé é muito comum por ser uma parte do corpo difícil de fortalecer, sendo assim é uma das lesões que ocorrem com mais frequência entre atletas, desde jogadores, fisiculturistas, halterofilistas ou ginasta.

 

O que pode causar uma torção no pé?

Exercícios físicos prolongados, o esforço demasiado e virar o tornozelo de forma brusca, principalmente durante a prática de esportes físicos, onde os nervos e ligações estão sendo usados a todo momento pelo atleta.

 

Quais são os sintomas de uma torção no pé?

Dor forte e grande sensibilidade local da lesão, inchaço, movimento muito reduzido e em alguns casos impossibilidade total de mexer o pé, sendo necessário uma intervenção de um ortopedista.

 

Quanto tempo uma torção no pé dura, e quais os tratamentos?

Normalmente dura dias ou poucas semanas, e após uma visita ao ortopedista o tratamento pode ser feito em casa com ajuda de anti inflamatório e alguns exercícios leves (se permitido pelo médico especializado), porém existem casos de pacientes que ficam meses com o pé danificado com a torção, ou aquele que precisam recorrer a gesso ou muletas para o tratamento.

 

Para essa e outras emergências, conte a com Central de Assistência 24h! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *