Os Benefícios da cafeína para os Triatletas

Sabemos que tomar um pouco de café é um hábito muito comum para todos, não só pelo objetivo de dar uma “animada” no organismo e também uma motivação para as tarefas do dia a dia que virão.

Para os triatletas, a cafeína atua, também, como uma substância ergogênica, ou seja, ela tem uma das funções de aumentar a performance e da recuperação pós-treinos. Segundo artigos publicados pelo The Journal of Strength & Conditioning Research (O Jornal de Pesquisa de Força Condicionamento) mostraram que a cafeína pode aumentar em 3,2% o desempenho em atividades de resistência¹. O problema é saber o quanto de cafeína podemos ingerir para termos todos os benefícios prometidos.

Em regra, uma pessoa com 75kg pode consumir 3mg por quilo de massa corporal, ou seja, cerca de 225mg por dia.¹ Todo cuidado é necessário, e cada corpo reage de uma forma diferente a cafeína. Por isso antes de sair tomando muito café, consulte uma nutricionista.

Quando ingerir? É outra dúvida persistente. Em regra, a cafeína é rapidamente absorvida pelo organismo, podendo chegar ao seu máximo de absorção num prazo de uma a duas horas. Então, o indicado é começar a ingerir com antecedência de uma hora antes da atividade a ser realizada.

Outra vantagem em consumi-lo interessante em favor da cafeína é que ela ajuda na recuperação pós-treino. A ingestão de 4g/kg de carboidrato combinado com 8mg/kg de cafeína aumenta em 66% a síntese do glicogênio muscular. Este dado é muito importante, principalmente para aqueles que encaram duas sessões de treinos por dia. Acelerar a síntese do glicogênio muscular é um fator importante para você tirar todo o proveito de sua dupla sessão de treinos.

¹Ganio, Matthew S; Klau, Jennifer F; Casa, Douglas J; Armstrong, Lawrence E; Maresh, Carl M. Effect of Caffeine on Sport-Specific Endurance Performance: A Systematic Review. Journal of Strength & Conditioning Research:January 2009 – Volume 23 – Issue 1 – pp 315-324;

Fonte: Revista All Tri News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *