O que comer antes dos treinos realizados pela manhã?

Muitas vezes, principalmente para os atletas amadores, as sessões de treinos acontecem praticamente de madrugada. Com isso, acordar 2 horas antes para tomar um bom desjejum acaba sendo impossível. Assim, acordar em cima da hora, e ir se arrumando pelo caminho é o que mais acontece. Mas, qual é a melhor maneira de se alimentar adequadamente mesmo sem tempo, para não prejudicar o treino?
Treinar em jejum é praticamente um crime. Após uma noite de sono, pela falta de ingestão de alimentos, as reservas energéticas estão diminuídas. Um treino com uma hora ou mais depletaria ainda mais essas reservas, principalmente o glicogênio muscular e hepático.

O ideal é fazer um desjejum rápido, para aumentar a glicemia e evitar que seja utilizado ainda mais glicogênio. Após o treino, é importante ingerir um café da manhã completo.

1) Exemplos de desjejum pré-treino realizados 20 minutos antes do treino e compostos por alimentos de fácil absorção:

– Banana amassada com mel + suco de uva integral

– torradas com azeite de oliva extravirgem e orégano + suco de frutas

-Bisnaguinhas com geléia sem açúcar + água de coco

-Leite de soja + bolo simples sem cobertura

-Biscoito simples + Suco de frutas

2)Exemplos de desjejum pré-treino realizados 1 hora antes do treino:

-Banana + iogurte desnatado+ mel+ granola + Água de coco

-Pão integral + mel + queijo branco+ Suco de frutas

-Torrada+ Cream cheese Light + leite com achocolatado

Até a alimentação tem que fazer parte do treinamento.

Como a maioria das provas acontecem pela manhã, bem cedo, é bom acostumar o corpo a realizar um bom café-da-manhã antes do treino, para chegar no dia da prova e conseguir fazer essa refeição sem nenhum problema.

Os atletas de provas longas, como Ironman e meio Ironman, já devem se programar com o café da manhã que irão utilizar no dia da prova, e realizá-los nos dias de treinos.

Fonte: MundoTri

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