Como evitar lesões no ligamento do joelho

As lesões no ligamento do joelho podem acarretar em problemas sérios, que afastam o atleta do esporte por meses. Essa contusão é mais comum entre praticantes de modalidades que envolvem mudanças rápidas de direção, contato físico ou movimentos de desaceleração.

Apesar de não ser frequente entre os corredores, ainda merece atenção e cuidado. Pode acontecer, por exemplo, quando o corredor pisa sem querer em um buraco na calçada, gramado ou trilhas. Já que é um movimento súbito, pode provocar uma entorse da articulação, levando ao no rompimento do ligamento.

Previna-se durante o treinamento

As lesões no ligamento do joelho normalmente são causadas pelo baixo condicionamento físico e flexibilidade limitada. Uma das melhores maneiras de prevenir-se é realizar o fortalecimento muscular, assim como o treino sensório-motor, onde são realizados exercícios que melhoram o equilíbrio postural. Também é importante ter atenção na execução correta dos movimentos

É preciso, também, investir no aquecimento e no alongamento antes do suadouro. A passagem do repouso para o ritmo de treino deve ser progressiva e o alongamento precisa ser realizado com o corpo já aquecido.

Os acessórios de proteção são, na verdade, pouco eficazes. Durante a prática, os traumas diretos são muito incomuns e entorses são imprevisíveis. Os ligamentos cruzados internos são difíceis de serem protegidos e dependem de um trabalho físico inserido nos treinamentos.

LEIA MAIS

5 exercícios para fortalecer a coluna

Bike: como aliar os treinos com a musculação

Como tratar

Entre os sintomas de lesões no ligamento do joelho está a dor aguda e a incapacidade funcional. A pessoa tem dificuldade para pisar no chão e movimentar o membro machucado. Ou seja, causa uma instabilidade articular, principalmente se o ligamento afetado for o cruzado anterior. O joelho fica frouxo e impossibilita as práticas esportivas e cotidianas.

O processo cirúrgico é comum para lesões no ligamento do joelho, mas dependendo da gravidade e do ligamento afetado, o médico pode prescrever um tratamento conservador baseado em medicamentos, repouso, imobilização e fisioterapia.

Por isso, é necessário proteger a articulação, evitando que as lesões no ligamento do joelho fiquem mais graves. É indicado a aplicação de gelo, que alivia a dor, evita o inchaço e o sangramento pelo rompimento dos vasos sanguíneos, facilitando o tratamento e a recuperação.

Marque uma consulta urgente com um ortopedista ou médico do esporte, que poderá dar um diagnóstico preciso através da ressonância magnética e testes específicos realizados pelo profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *