Erros comuns que um triatleta pode cometer na bike

Ainda que tudo corra bem nos treinamentos, erros banais na hora da prova podem complicar ou mesmo comprometer a performance do atleta. E não se engane, pois até mesmo atletas profissionais acabam se complicando por subestimar cuidados básicos. Iremos te mostrar alguns erros comuns que devem ser evitados: 

Não deixe para regular a bicicleta na véspera

Além de regular câmbio e freios, é importante testar os ajustes com calma, principalmente se utilizar rodas de competição diferentes das de treino. Realize ao menos um treino com intervalos que simulem a situação de prova (ritmo, curvas ou subidas) com os acessórios instalados e regulados. Assim, você evitará surpresas desagradáveis.

Não estreie equipamentos na semana da prova

Equipamentos que alteram a posição do atleta sobre a bicicleta podem provocar mudanças significativas no conforto e na performance. E mesmo outros, como rodas, capacetes e até caramanholas, eventualmente causam problemas.

Não deixe de levar pneus, câmaras ou rodas reservas para a prova

Mesmo que não pretenda carregar câmaras ou pneus reservas, leve-os para a área de transição. Um pneu furado pode acabar com o dia antes mesmo da largada.

Não fuja do seu planejamento

Não se deixe influenciar pelo ritmo de outros competidores ou pela  motivação extra do dia da competição. Pedale na sua frequência ideal, baseada nos treinos que realizou. Lembre-se: o esforço extra na bike poderá comprometer a corrida. 

Não espere por oficinas ou lojas qualificadas em outras cidades

Nem sempre é fácil encontrar boas lojas, oficinas e profissionais em cidades pequenas ou que não tenham tradição em ciclismo ou triathlon. Quanto mais moderno for o seu equipamento, mais bem preparado você deve estar para ajustá-lo e resolver pequenos imprevistos. Levar um kit com gancheira, corrente e pneu reserva o deixará mais tranquilo em qualquer viagem de competição.

Leia Também: Subidas de bike no triathlon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *